top of page

Recomendações para viajar na gravidez

Atualizado: 2 de jan.

A gravidez não deve ser motivo para cancelar as suas férias, salvo indicação médica. O melhor é sempre falar com o seu médico assistente e esclarecer todas as suas questões antes de decidir avançar com os planos para as férias. Ainda assim, há algumas dúvidas que a podemos ajudar a esclarecer, desde a melhor altura para viajar aos cuidados a ter se o meio de transporte escolhido for o avião.

 

Não existe uma altura "proibida", no entanto, e por uma questão de conforto para a grávida, o período ideal para viajar situa-se até às 28 semanas de gravidez. Entre o período das 28 até às 36 semanas poderá ser solicitado um certificado médico, o qual deve ser emitido até 7 dias antes da data de saída do seu voo e deve cumprir requisitos como indicar as semanas de gestão, a origem e o destino da viagem, o período de duração da mesma e ser expedido por um médica especialista em ginecologia obstrética.


Deve informar-se junto do seu agente de viagens já que os regulamentos internos de companhia aérea podem variar. Independentemente do tempo da sua gestação, é recomendável pedir ao seu obstetra um atestado antes de efetuar uma viagem aérea.


Também é aconselhável que a gestante que consigo o boletim de saúde da grávida, bem como os resultados das análises e ecografias.


Outras recomendações

• Realizar a consulta do viajante

• Apertar o cinto no avião abaixo da barriga

• Utilizar protetor solar 50 ou 50+

• Evitar a exposição prolongada ao sol

• Beber muitos líquidos

• Ingerir alimentos ricos em fibra



Comments